Tracie Stanfield é coreógrafa, diretora e educadora de Nova York cujo trabalho foi apresentado nos EUA, bem como no México, Argentina, Brasil, Japão, Costa Rica, Equador, Panamá, Chile, Canadá e Turquia. Sua voz de assinatura ajudou a criar e definir o movimento lírico contemporâneo em concertos e dança comercial.
A Dance Magazine chama suas aulas de "inspiradoras" e o Huffington Post UK diz que a coreografia de Tracie "emocionou e hipnotizou com sua fusão magistral de formas de dança contemporânea e clássica".
Além de seu trabalho com o SynthesisDANCE, vencedor do prêmio Spirit of Elan, Tracie atuou como coreógrafa residente no Booking Dance Festival em Edimburgo, Escócia. Tem participado regularmente nas revistas Dance Spirit, Dance Teacher e Dance Informa. Ela é a Diretora Artística Fundadora do Brooklyn Dance Festival e atua no Conselho Consultivo do Young Choreographers Festival e em várias organizações de dança que promovem o futuro da dança para todos os públicos. Tracie é a Conselheira Educacional do SIETEOCHO, um programa de treinamento pré-profissional na Cidade do México.
Os projetos de filmes incluem The Studio School, campanha online de relógios Caseology, The Fairy Queen com a diretora Erin Levendorf, o documentário de Emily Rose Laochua sobre conservação da água (OutsideZoned: título provisório) e projetos Dance4Camera com a BT Films.
Um dos ?Nine DanceMakers Making History? (Dance Spirit Magazine), Tracie viaja pelo mundo ensinando dançarinos, jovens artistas e aspirantes a profissionais. Tracie faz parte do corpo docente do Broadway Dance Center em Nova York e faz turnês com Fluid Dance e Energy Dance Conventions. Os destaques de ensino recentes incluem Joffrey Ballet, Yale University, Amarbailar no Paraguai, TDR Tour em Ixtapa, Encore Dance Camp em Dallas e Marymount Manhattan College.